Pipoca Moderna é uma publicação de cinema, dvd e cultura pop | Home | Revista | Multimídia | Videoclipes | Saiba Mais | Assine | Anuncie | Fale Conosco |

 
REVISTA
 
   

NOUVELLE VAGUE 50 ANOS

 

GODARD, TRUFFAUT, CHABROL, RESNAIS, ROHMER

E O MOVIMENTO QUE MUDOU TUDO NO CINEMA


_MARCELO MIRANDA


A nouvelle vague nasceu de uma insatisfação. Em plenos anos 50, um grupo de jovens críticos franceses se uniu em torno da idéia comum de transformar o cinema. As teorias fervilhavam nas páginas da revista “Cahiers du Cinema” até que tinta e papel deixaram de ser suficientes, fazendo com que invadissem as ruas, com equipamentos cinematográficos, virando prática e uma autêntica revolução.

 

A “nova onda” veio para provar que cinema não era só mercado, mas também lugar para projetos autorais. Foi o movimento mais contestador e influente do cinema moderno.


Para efeitos cronológicos, o marco zero da nouvelle vague é “Nas Garras do Vício”, de Claude Chabrol, lançado em 1958 – há exatamente cinco décadas. Porém, alguns “ensaios” já podiam ser sentidos nos anos anteriores. Casos de “E Deus Criou a Mulher” (1956), de Roger Vadim, e “Ascensor para o Cadafalso” (1957), de Louis Malle, que traziam embutidos alguns elementos bastante distintos do cinema praticado até então. A partir da consagração do filme de Chabrol no festival de Locarno, primeiro prêmio internacional da nova geração francesa, em agosto de 1958, o mundo começou a despertar para o impacto dessa onda.

(continua nas páginas de Pipoca Moderna # 40)

 

 

 

 

CINQUENTENÁRIO

 

 

 

Prévia do texto sobre a nouvelle vague

 
 
<REWIND